AL registra 3,4 mil acidentes de trabalho em 2022, afirma MPT e OIT

AL registra 3,4 mil acidentes de trabalho em 2022, afirma MPT e OIT


Publicado em: 26/04/2023 12:39 | Fonte/Agência: Ascom MPT/AL

Whatsapp

 

O levantamento do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que Alagoas registrou 3.395 acidentes de trabalho no ano de 2022. O número representa um aumento de 5% em relação a 2021, quando foram registrados 3.223 acidentes.

Os dados são referentes a acidentes no ambiente laboral nos quais houve Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Apesar dos números oficiais, a estimativa é de que 672 acidentes de trabalho em Alagoas tenham sido subnotificados em 2022 - uma subnotificação de 19,8%.

O procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, destaca que é fundamental a adoção de medidas para garantir a saúde e a segurança no ambiente laboral e, consequentemente, para reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Uma das medidas é o cumprimento da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas empresas, que também passou a ter como atribuição o combate ao assédio no trabalho – através da Lei 14.457/22.

“Uma das preocupações que precisam ser discutidas no ambiente de trabalho é o combate ao assédio, incluindo o assédio sexual, um tema que trata de relações interpessoais e que também tem relação com a saúde no ambiente laboral. Dentro desse contexto, a alteração que definiu como nova função da Cipa combater o assédio sexual e outras formas de violência no trabalho é de suma importância e vai repercutir positivamente na busca por um meio ambiente laboral saudável”, afirmou Gazzaneo.

De acordo com o levantamento do observatório, a fabricação de açúcar em bruto foi o setor econômico com mais notificações de acidentes em Alagoas. Na sequência, aparecem as atividades de atendimento hospitalar; administração pública em geral; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados; e instalações elétricas.

Dentre as ocupações que registraram mais acidentes em 2022, lidera a lista o trabalhador da cana-de-açúcar. Na sequência, aparecem as profissões de técnico de enfermagem; alimentador de linha de produção; faxineiro; e servente de obras.

Os dados estatísticos completos podem ser acessados no site https://smartlabbr.org/sst e representam o número de acidentes de trabalho notificados para a população com vínculo de emprego regular.