Sindicatos da enfermagem elaboram pesquisa de opinião sobre a jornada 12x36h sem folga

Sindicatos da enfermagem elaboram pesquisa de opinião sobre a jornada 12x36h sem folga


Publicado em: 20/12/2019 13:48 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Preocupados com a medida do setor patronal em implantar a jornada de trabalho 12x36h sem a folga semanal, dirigentes do SATEAL e SINEAL vão lançar uma pesquisa de opinião com a categoria de enfermagem, com o intuito de ouvir a opinião da categoria sobre a implantação da modalidade de escala que foi aprovada na reforma trabalhista.

A lei retira o direito a folga semanal da categoria, uma vez que os profissionais passam a ter um aumento da carga horária, que já é sobrecarregada. Permanecem assim baixos salários, precarização do ambiente e das condições de trabalho.

A pesquisa será realizada nos locais de trabalho e o resultado será levado ao Ministério Público do Trabalho, aos juízes desembargadores da Justiça Trabalho, que possivelmente julgarão os dissídios e acordos coletivos de trabalho das categorias.

“Trabalhamos diariamente sob pressão, sem local adequado para descansar, as refeições, quando ofertadas são de baixa qualidade. Não há respeito ao dimensionamento, a remuneração é baixa, ainda assim, em meio a esse ambiente hostil, seguem as tentativas de retirada de conquistas trabalhistas adquiridas pelos profissionais”, resume Mário Jorge, que junto ao Sindicato dos Enfermeiros espera que a categoria responda voluntariamente, com a finalidade de levantar o indicador.