A Santa Casa de Misericórdia de Maceió se comprometeu a reduzir a jornada de trabalho de auxiliares e técnicos de enfermagem da empresa de oito para seis horas. A conquista é fruto de reuniões realizadas entre o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), os trabalhadores e os representantes da unidade hospitalar.
A empresa vinha descumprindo o que prevê a Convenção Coletiva da categoria e orientando que os trabalhadores cumprissem uma jornada de 8h diárias e 44h semanais. Diante da situação vivida e das reclamações da categoria, o Sateal realizou uma série de reuniões e ouviu as demandas para discutir com os representantes da Santa Casa.
“A partir de setembro e até dezembro de 2015 serão implantadas as modificações na carga horária dos trabalhadores, que passarão a cumprir seis horas diárias como a Convenção Coletiva orienta”, explicou o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho.
Vale lembrar que a Santa Casa de Misericórdia de Maceió era a única empresa que ainda descumpria as normas sobre a jornada de trabalho, segundo o que é de conhecimento do Sateal.
“Se existe outra empresa que esteja descumprindo a Convenção Coletiva, ela será notificada e caso não se adeque o Sateal irá ajuizar uma ação de cumprimento no órgão fiscalizador competente”, afirmou.
Outra demanda que será discutida com a direção do hospital é com relação ao banco de horas não compensado, a forma como alguns coordenadores tratam os funcionários subalternos a ele e pendências relativas ao pagamento de férias dos funcionários. “Vamos oficiar a Santa Casa para discutir os temas e fazer com que cheguemos a um ponto satisfatório que beneficie os trabalhadores”, finalizou.
Ascom Sateal