VIII Conferência Estadual de Saúde em Alagoas debate o futuro do SUS

VIII Conferência Estadual de Saúde em Alagoas debate o futuro do SUS


Publicado em: 03/08/2015 18:15 | Autor: 337

Whatsapp

 

Maceió será palco de discussões sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os dias 03 e 06 de agosto. Conselheiros de Saúde, representantes da sociedade civil, gestores e usuários do Sistema estarão reunidos no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá na VIII Conferência Estadual de Saúde de Alagoas. A agenda é preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, encontro quadrienal que acontece de 1º a 4 de dezembro, em Brasília, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

A abertura do evento ocorre na segunda-feira (03) ás 19 horas. Já os debates nos demais dias serão iniciadas às 08 horas e se estendem até as 18 horas. 

Nos primeiros meses de 2015 pelo menos 5 mil pessoas já participaram dos debates sobre a saúde pública em Alagoas nas 102 conferências municipais de saúde que ocorreram até julho. De acordo com o Conselho Estadual de Saúde, o financiamento do SUS e a relação público-privada se destacam entre os temas discutidos pelos alagoanos. Ao final do evento, além da aprovação do relatório para a etapa seguinte, serão escolhidos 74 delegados que representarão Alagoas na 15ª CNS.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. Conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores da saúde pública, prestadores de serviço e usuários do sistema participam das discussões em todo o país.

EIXOS TEMÁTICOS - São oito os eixos que norteiam os debates em todo o país: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

 

Ascom Sateal - Com informações Agência Saúde