Em períodos chuvosos é normal que muitas pessoas apresentem gripes, resfriados e viroses, porém em todo o país muitas pessoas apresentam sintomas que não se caracterizam nem como dengue nem virose. O que mais tem preocupado a população é o Zika Vírus, que também é transmitido pelo mosquito Aedes Aegipty.
Em Maceió, por exemplo, o número de pessoas que procuraram o Hospital Hélvio Auto com sintomas de Zika aumentou consideravelmente nos últimos dias.Para saber se está infectado pelo Zika vírus é importante estar atento aos sintomas que, normalmente, surgem 10 dias após a picada de um mosquito e que, inicialmente, incluem febre acima de 38ºC e manchas vermelhas na pele do rosto, mas que, após algumas horas, podem ser acompanhados de:
- Dor de cabeça constante;
- Manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas;
- Vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos;
- Dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés;
- Dor nos músculos;
- Cansaço excessivo;
- Dor na barriga e náuseas;
- Diarreia ou prisão de ventre.
É recomendável que ao apresentar algum desses sintomas, o paciente seja encaminhado para uma unidade de saúde básica e apenas com encaminhamento médico ir a um hospital especializado. A principal deficiência do diagnóstico no Brasil é o fato de apenas um laboratório, localizado no Pará, referência no tratamento da doença, estar responsável pela análise das amostras com suspeita da doença.
Até onde se sabe, os sinais duram 7 dias. Vale ressaltar a importância de se combater focos do mosquito da Dengue e procurar atendimento médico caso apresente pelo menos dois dos sintomas.
Ascom Sateal com informações Ministério da Saúde