Da 28 de Abril - dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho e também de cuidados

Da 28 de Abril - dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho e também de cuidados


Publicado em: 27/04/2015 20:15 | Autor: 337

Whatsapp

 

O dia 28 de abril é uma data do calendário para ser lembrada como um alerta, para que medidas preventivas cada vez mais sejam tomadas a fim de evitar que acidentes de trabalho ocorram. Na área da saúde as causas relacionadas estão ligadas a exposição ao material biológico e os cuidados que auxiliares e técnicos de enfermagem devem ter consigo devem ser redobrados.

Os ferimentos com agulhas e material perfurocortante em geral são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir doenças agudas, crônicas e até mesmo a morte de profissionais da área da saúde. As principais doenças vinculadas são HIV, Hepatites B e C e Tétano.

Levantamento aponta que a prática de reencapar agulhas foi responsável por pelo menos 35% dos acidentes com objetos perfurocortantes, enquanto que o descarte de agulhas em local inadequado (saco de lixo comum, cama, mesa de cabeceira do paciente, campos cirúrgicos), ocasionou cerca de 20% dos acidentes com profissionais de saúde. 

Todos os laboratórios e hospitais devem ter disponíveis para uso os Equipamentos de Proteção Individual - EPI e os Equipamentos de Proteção Coletivos - EPC, recomendados para cada atividade específica. E os funcionários devem ser capacitados para seu uso correto e para a realização adequada dos procedimentos técnicos necessários para desempenhar suas atividades de forma segura, a fim de diminuir os riscos ocupacionais provenientes do ambiente de trabalho. 

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde - CNTS, José Lião de Almeida, os diferentes riscos ocupacionais comprometem tanto a saúde e a vida dos que atuam na enfermagem, como a sobrevivência dos pacientes. “São muito comuns os acidentes pela exposição aos fluídos humanos, que determinam doenças como hepatite B, C e AIDS. Os profissionais do setor também estão expostos a substâncias químicas nocivas e violência no trabalho. Precisamos de políticas públicas eficientes na garantia de saúde para os trabalhadores da saúde”, disse.

AÇÕES PREVENTIVAS

O Ministério do Trabalho lançou em março a Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho, que tem por objetivo a redução de acidentes e intensificação nas fiscalizações. O Ministério promoveu também a adesão do Governo Federal ao movimento Abril Verde – uma articulação nacional que busca a conscientização de trabalhadores e patrões para a melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador.

Segundo o ministro Manoel Dias, o fato de o Brasil ter aumentado a geração de emprego leva a novos desafios. “Vivemos um momento muito importante, em que o Brasil dobrou o número de empregos e incluiu milhões de brasileiros na classe média e no mercado de consumo. Esses avanços trazem desafios novos, entre eles a melhoria da qualidade de emprego. Temos que fazer um grande esforço no combate aos acidentes de trabalho e na melhoria da saúde e segurança do trabalhador”, salientou.

O objetivo desta estratégia é ampliar as ações do MTE para redução dos acidentes e doenças de trabalho no Brasil. Ela possui quatro eixos: Intensificação das ações fiscais; Pacto Nacional para Redução dos Acidentes e Doenças do Trabalho no Brasil; Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho; e Ampliação das Análises de Acidentes do Trabalho realizadas pelos auditores Fiscais do Trabalho, melhorando sua qualidade e divulgação.

 

Ascom Sateal com informações CNTS