Sateal solicita inspeção na Santa Casa de Maceió após denúncias de água contaminada no setor da hemodiálise

Sateal solicita inspeção na Santa Casa de Maceió após denúncias de água contaminada no setor da hemodiálise


Publicado em: 22/04/2015 18:23 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) recebeu graves denúncias de que pacientes de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Maceió estariam passando mal durante o procedimento. Segundo as denúncias, a água usada para fazer a limpeza do sangue estaria contaminada.

Os usuários contaram que há cerca de um mês os pacientes passaram mal após iniciar a diálise e que mesmo após a troca dos equipamentos, nada mudou. Por conta disso, todos eles passaram a fazer hemodiálise no Hospital Sanatório, o que acabou sobrecarregando a demanda do hospital que também possuía pacientes em tratamento.

Há duas semanas, os pacientes voltaram a fazer hemodiálise na Santa Casa, mas quando iniciaram o procedimento todos passaram mal novamente quando houve a injeção de água. “Não é a primeira vez que isso ocorre e temos medo de que a água esteja contaminada e pacientes morram. Ninguém do hospital fala nada e nós estamos com medo”, afirmou um dos denunciantes, que pediu para não se identificar.

Até o momento, a direção da Santa Casa não se pronunciou sobre as denúncias. Com base nas denúncias recebidas, o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, encaminhou à Vigilância Sanitária Estadual e para a municipal de Maceió ofícios relatando as informações recebidas e solicitando uma inspeção na unidade.

“Esperamos que as Vigilâncias Sanitárias atendam nosso pedido e investiguem o que está ocorrendo na Santa Casa. Os pacientes não podem ser submetidos a um tratamento que ponha em risco a saúde já debilitada e os trabalhadores também não podem correr riscos no ambiente de trabalho. Caso seja constatada irregularidade, que as autoridades competentes façam seu papel”, pontuou. 

 

Ascom Sateal