Coordenador da bancada federal de Alagoas se compromete a buscar melhorias para a saúde estadual

Coordenador da bancada federal de Alagoas se compromete a buscar melhorias para a saúde estadual


Publicado em: 15/04/2015 18:34 | Autor: 337

Whatsapp

 

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) esteve reunido com o coordenador da bancada federal em Alagoas, deputado Ronaldo Lessa (PDT). O assunto em pauta foi a busca por mais recursos e melhores condições de assistência no Estado.

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, pediu ao parlamentar que os deputados alagoanos intermediassem um diálogo com o governo federal e o Ministério da Saúde para que as demandas da saúde de Alagoas fossem atendidas.

Há meses o estado sofre com cortes nos recursos, o que vem causando diversos problemas, que vão desde dívidas trabalhistas até problemas financeiros nas unidades hospitalares.

Ronaldo Lessa se comprometeu em ajudar Alagoas neste sentido, buscando formas de melhorar a assistência dada aos municípios e às unidades de saúde. “Mesmo entendendo que a demanda da Saúde é uma necessidade nacional, ele saiu da audiência firmando o compromisso de que iria ajudar Alagoas. Ele falou que vê nossa situação de forma diferenciada”, contou o líder do Sateal.

Nesta semana Ronaldo Lessa já havia divulgado que iria se reunir com o ministro da saúde, Arthur Chioro, para tentar recompor o teto financeiro da Saúde de Maceió e de Alagoas.

A situação caótica do setor Saúde tem mobilizado gestores para ir à Brasília pedir socorro. Os últimos cortes, cerca de 30%, atingiram o atendimento de média e alta complexidade da capital em cheio. Em Arapiraca, a Secretaria Municipal de Saúde possui um débito de R$ 1 milhão referente a pagamentos não realizados aos prestadores de serviço em oncologia, o que obrigou a redução nos atendimentos.

 

Ascom Sateal