CNTS na luta: conquista da Jornada de 30 horas tem de chegar em 2015

CNTS na luta: conquista da Jornada de 30 horas tem de chegar em 2015


Publicado em: 06/04/2015 18:21 | Autor: 337

Whatsapp

 

Nos momentos mais difíceis de nossa luta é quando precisamos ter mais fé na vitória. E assim será com a conquista da jornada de 30 horas para a enfermagem. Agora que o nosso companheiro Valdirlei Castagna, Secretário-Geral da CNTS, assume a coordenação do Fórum Nacional da Enfermagem nossas esperanças se renovam.

 Que a batalha será dura e muito difícil não temos dúvidas! Mas também temos confiança em nossa força e na garra e união da categoria. O PL 2.295/00 só não passou até agora devido a  manobras ardilosas de parlamentares sem compromisso com a Enfermagem brasileira. Mas desta vez não permitiremos que nada impeça a nossa vitória. O trabalhador da enfermagem é obrigado a conviver todos os dias com as mais perigosas condições de insalubridade.

 As diferentes cargas de trabalho (riscos ocupacionais) comprometem tanto a saúde e a vida dos que atuam na enfermagem, como a sobrevivência dos pacientes. São muito comuns os acidentes pela exposição aos fluídos humanos, que determinam doenças como hepatite B, C e AIDS. Os profissionais do setor também estão expostos a substâncias químicas nocivas e violência no trabalho. Estudos indicam que cerca de 88,9% dos técnicos de enfermagem e 88,2% dos auxiliares de enfermagem foram vítimas de violência ocupacional.

 Enfim, são inúmeras condições terríveis que somadas terminam por esgotar física e psicologicamente os integrantes da equipe multidisciplinar das instituições de saúde. Por isso mesmo, nada mais justo do que a aprovação imediata, em regime de urgência, do PL 2295/00, que dispõe sobre a Jornada de 30 horas para a enfermagem. É por essa causa que estamos nos empenhando neste ano de 2015, sob a coordenação do nosso valente companheiro Valdirlei Castagna, Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde.

*Presidente da CNTS e do SinSaudeSP

Fonte: CNTS