Sindicato pede ao Coren providências após denúncias de abuso cometido por enfermeiras do Clodolfo Rodrigues

Sindicato pede ao Coren providências após denúncias de abuso cometido por enfermeiras do Clodolfo Rodrigues


Publicado em: 06/04/2015 17:58 | Autor: 337

Whatsapp

 

A exigência para cumprir uma jornada de trabalho, com direito a assédio moral, é a realidade vivida por auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam no Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema. Após o recebimento de várias denúncias semelhantes, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos do Estado de Alagoas (Sateal) enviou ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL) um pedido de providências referente à conduta de duas enfermeiras da unidade hospitalar.

As denúncias dão conta que elas vêm obrigando auxiliares e técnicos a realizar dobras em seus plantões, mesmo eles já tendo cumprido sua carga de trabalho. O que chamou a atenção do Sateal foi a forma encontrada pelas profissionais para obrigar os técnicos a aceitar as condições impostas: aqueles profissionais que se recusam à escala excedente, são submetidos a um sorteio. Quem for sorteado e mesmo assim se recusar a cumprir a jornada extra acaba sendo alvo de perseguição.

“Entre as perseguições recebemos informações de suspensões sem justificativa e advertências, que causam um grande abalo psicológico aos trabalhadores. Além disso, cria-se um clima de insegurança entre os trabalhadores. Estas profissionais não agem como líderes quando aplicam penalidades à sua equipe, que faz por vezes o papel que seria das enfermeiras”, protesta o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho.

O Sindicato também tomou conhecimento pelas denúncias que a gestora responsável pelo setor de Recursos Humanos chega a manipular as escalas do setor de enfermagem, além de praticar assédio moral contra os trabalhadores obrigando que eles assinem advertências. “Soubemos que quando os trabalhadores discordam das punições, a referida gestora chama testemunhas, que curiosamente são sempre as mesmas pessoas, para assinarem a recusa. Diante de todas estas informações, vamos levar o caso ao Coren pedindo providências e relatar o caso também à Procuradoria Regional do Trabalho”, completou Mário Jorge.

 

Ascom Sateal