As práticas de assédio moral entre os trabalhadores da saúde em Alagoas foram abordadas em uma série de reportagens especiais produzida pela TV Pajuçara. Na reportagem veiculada na última terça-feira (31) o alerta para as doenças ocasionadas por abusos cometidos contra os profissionais foi feito pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal).
A série abordou a forma como o assédio moral é praticado em diversos segmentos de mercado, mostrou histórias de profissionais que foram assediados, a atuação da 19ª Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas, além de entrevistas com psicólogos e sindicatos.
Na reportagem, o presidente do Sateal destacou as principais que causas atingem os auxiliares e técnicos de enfermagem dentro do ambiente de trabalho em decorrência de abusos, além de denunciar as escalas de jornada excessivas.
“O mais agravante é a depressão, síndrome de pânico, além de bursite, tendinite, LER/DORT. É um conjunto, agora o que mais atinge os profissionais é a questão psicológica. A empresa coloca o profissional para trabalhar com até 40 pacientes e quando o profissional cansado, estressado não tem mais condições de dar assistência e se nega a dobrar o plantão, ele sofre a punição”, lembrou.
Veja aqui a reportagem completa: