Sem prestar contas ao Ministério da Saúde, municípios de AL podem sofrer novos cortes em recursos

Sem prestar contas ao Ministério da Saúde, municípios de AL podem sofrer novos cortes em recursos


Publicado em: 02/03/2015 19:39 | Autor: 337

Whatsapp

 

Cientes da complicada situação vivida pelo setor saúde em meio a tantos reajustes nos repasses e das inúmeras dificuldades salariais dos últimos meses, alguns municípios parecem não estar preocupados com a possibilidade de novos cortes nos recursos acontecerem. Nesta segunda-feira (02) encerra-se o prazo para o envio da prestação de contas do Sistema de Informação sobre Orçamento Público, o SIOPS.

O Sistema é a forma como o Ministério da Saúde regula as despesas de todos os municípios gastos em saúde. Um dos últimos balanços mostra que 42% das cidades de Alagoas não enviaram os dados. O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, alerta que apenas seis estados no país conseguiram enviar todos os dados.

“Não é só em Alagoas que a situação tende a ficar complicada. Sem os dados no SIOPS, o município fica impedido de se credenciar junto ao governo federal para buscar recursos”, alertou.

O município que não enviar os dados será negativado no CAUC (Cadastro Único de Convênios), ficando impedido de fazer convênios e também de receber recursos de outros benefícios do governo federal.

Além de Maceió integram a lista dos municípios que ainda não se regularizaram no SIOPS: Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Batalha, Cajueiro, Campestre, Campo Grande, Canapi, Craíbas, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Japaratinga, Jaramataia, Joaquim Gomes, Junqueiro, Major Isidoro, Maravilha, Marechal Deodoro, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Novo Lino, Olho D’Água do Casado, Olho D’Água Grande, Palmeira dos Índios, Paripueira, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Roteiro, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Satuba, Teotonio Vilela e Traipu.

 

Ascom Sateal