Doações de sangue podem evitar caos durante carnaval, alerta Sateal

Doações de sangue podem evitar caos durante carnaval, alerta Sateal


Publicado em: 12/02/2015 19:44 | Autor: 337

Whatsapp

 

O carnaval está batendo à porta, mas já preocupa as equipes de bancos de sangue dos hospitais do Estado. Com o aumento nos atendimentos, o estoque acaba ficando baixo e compromete o funcionamento e o atendimento prestado aos pacientes. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) destaca a importância de procurar os bancos de sangue e realizar a doação.

Vale lembrar que todos os tipos sanguíneos são importantes e que muitas vidas podem ser salvas. Os Hemocentros de Maceió e Arapiraca estão operando com metade da capacidade e pede que a população faça doações.

“O Sateal é muito sensível às campanhas de doação de sangue por saber da importância que este ato pode ter na vida de um paciente em estado crítico. O carnaval é um período de festa, mas também de muito trabalho nas emergências. Então fica nosso pedido para que sejam feitas doações”, destaca Mário Jorge Filho, presidente do Sateal.

ONDE DOAR

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e das 8h às 12h, durante os sábados. Também é possível se candidatar à doação no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

No interior, as doações podem ocorrer no Hemoar, situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

QUEM PODE DOAR

Os candidatos a doação de sangue precisam ter idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. Ao chegar no local de doação, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais. O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

 É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado ao local de doação de sangue. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

 

Ascom Sateal