O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, encaminhou ao Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) um oficio solicitando o nome de dois representantes da entidade para compor a comissão permanente de negociação. O grupo tem como objetivo discutir as demandas dos servidores junto ao Governo do Estado, servindo como uma espécie de canal entre as entidades sindicais e o Executivo.
A portaria que criou o grupo foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de janeiro e se define como um processo de democratização das relações de trabalho e valorização dos servidores. Porém, o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, vê com preocupação a criação de uma mesa de negociação que se propõe a criar uma pauta unificada.
A medida acabaria anulando as possibilidades de negociações de questões únicas de cada categoria, como no caso dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs), data base, insalubridade, entre outros benefícios.
“O governo do Estado coloca em prática uma medida que pode beneficiar apenas algumas categorias, mas o Sateal vê com preocupação, já que nem todas as categorias de servidores possuem as mesmas demandas. Nossas reivindicações e prioridades vão ser diferentes da área da Educação, da Polícia, da mesma forma como essas categorias possuem suas prioridades. Vamos analisar de que forma isso será benéfico para nossa classe”, comentou Mário Jorge.
Ascom Sateal