No Dia Mundial de Combate à Aids, Sateal cobra prevenção da doença

No Dia Mundial de Combate à Aids, Sateal cobra prevenção da doença


Publicado em: 01/12/2014 20:23 | Autor: 337

Whatsapp

 

Há décadas o vírus da AIDS tem sido um desafio para a classe pesquisadora, que luta para conseguir descobrir a cura para a doença. No primeiro dia do mês de dezembro, ativistas, especialistas, portadores do vírus e tantas outras pessoas se voltam para atividades de esclarecimento para a importância do combate da AIDS. A população mais pobre tem sido o principal alvo da doença.

Durante o encontro Carioca de Combate à AIDS, realizado no Rio de Janeiro, os participantes denunciaram que pobres, mulheres e jovens viraram as principais vítimas da doença. A AIDS é a primeira causa de mortalidade na África e a quarta no mundo.

“A população menos favorecida é a que mais sofre. A aids se localizou entre os setores menos privilegiados, entre os mais pobre, os mais jovens, gays e a terceira idade. As pessoas mais ricas, quando infectadas, têm plano de saúde, saem do país para se tratar”, analisou o coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Vagner de Almeida. Na opinião dele, uma forma de enfrentar o problema é colocar a AIDS na agenda pública, como se fazia há 20 anos, esclarecendo e alertando para a doença e métodos preventivos.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, destacou a importância do governo realizar campanhas de prevenção da doença em locais de trabalho, de entretenimento e também nas unidades que trabalham com hemoderivados.

“Neste dia destinado ao combate da AIDS fazemos um apelo às entidades para que haja um maior esforço no sentido de se disponibilizar mais preservativos femininos além dos tradicionais masculinos. A doença ainda é uma preocupação mundial e precisamos investir na orientação e no combate. Além do coquetel, o governo precisa ofertar outras formas de proteção e auxílio aos portadores da doença”, destacou Mário Jorge.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos líderes mundiais que se comprometam a acabar com a AIDS até 2030 por meio da iniciativa Abordagem Rápida, lançada na última semana.

“Apelo aos líderes mundiais para se unirem nessa causa comum. Há uma luz no fim do túnel. Estabelecemos uma meta concreta. Vamos todos acabar com a AIDS até 2030. Quase 14 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo tratamentos contra a aids. Conseguimos reduzir novas infeções em 38%, desde 2001”, disse na mensagem. 

Ascom Sateal com informações Agência Brasil