A próxima semana será importante para o setor da saúde no país. Entre os dias 24 e 27 a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde se reúne para trabalho e lutas para o ano de 2015. Mário Jorge Filho representa a entidade e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) no encontro.
O encontro acontecerá em Brasília e contará com a presença de dirigentes da Confederação, que vão discutir as demandas do setor, dos Estados e também definir a pauta geral de lutas para o ano de 2015.
Na mesma semana também acontece em Brasília o Encontro Nacional de Raças e Etnias. O objetivo levar ao conhecimento de diretores sindicais e de trabalhadores da saúde questões relacionadas ao mundo do trabalho, sobretudo no que tange à situação do trabalhador negro e de grupos étnicos, a partir da instituição da política de cotas como forma de inclusão social.
O foco do evento está na capacitação e mobilização para o enfrentamento de questões recorrentes, tais como: forma de acesso ao mercado, como entender a manifestação do preconceito em decorrência da raça ou etnia, a formação e qualificação profissional como condicionantes para estruturação da carreira, dentre outras.
Um dos pontos a ser discutido e que será um desafio para o próximo ano é a queda brusca no número de representantes dos trabalhadores no Congresso Nacional e aumento da bancada empresarial, o que acarretará em maior mobilização e esforço para levar adiante as pautas dos trabalhadores da enfermagem para votação.
Ascom Sateal - com informações CNTS