Sateal participa de seminário sobre saúde do trabalhador e fala sobre edição em Arapiraca

Sateal participa de seminário sobre saúde do trabalhador e fala sobre edição em Arapiraca


Publicado em: 19/11/2014 18:37 | Autor: 337

Whatsapp

 

Profissionais de saúde participaram, nessa segunda-feira (17), da 2ª edição do seminário “NR 32 – A Responsabilidade é de Todos”. O encontro, que ocorreu no Centro Cultural e de Exposições, em Maceió, discutiu a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual para evitar acidentes com material biológico. O seminário foi realizado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), em parceria com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas e o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O coordenador de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau),  Robson Silva, que representou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, ressaltou que a realização do seminário mostra a preocupação da gestão com os trabalhadores. “Para isso, anualmente é viabilizado o encontro para discutir a necessidade do uso dos EPIs e as consequências para os que se negam a usar no dia a dia”, disse Robson Silva, acrescentando que todos devem se envolver nesse processo para que realizem suas atividades diárias com segurança.

A diretora do HGE, Verônica Omena, foi representada pela diretora Administrativa, Aline Lucas. Ela destacou a iniciativa do Núcleo de Qualidade de Vida do HGE, que tem viabilizado ações voltadas para assistência aos servidores. “Esse evento é importante para os servidores e mostra a preocupação com a segurança do trabalhador no dia a dia de suas atividades”, disse.

 Para a diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, todos devem estar articulados e a NR-32 é um tema que deve sempre estar em pauta, para que se forme uma nova cultura e haja mudança nos hábitos dos profissionais. Na ocasião, ela informou que 50% das notificações que ocorrem no ambiente de trabalho são com materiais biológicos.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, também falou sobre a obrigatoriedade do uso de EPIs, que deve ocorrer nas unidades de saúde. Ele também destacou que está organizando em parceria com o Cerest a primeira edição do evento em Arapiraca.

“A região está crescendo muito, mas ainda é carente de informação e capacitação. Esperamos que esse evento tenha a participação massiva da categoria, pois é de fundamental importância que os profissionais da área tenham um maior conhecimento da NR-32”, destacou.

O evento ainda não possui data confirmada, mas em breve será divulgado pelo Sateal. Mário Jorge adiantou que será um dia inteiro voltado para o conhecimento. Estudantes e profissionais de toda a região poderão participar e ter direito ao certificado.

Ainda durante o seminário houve palestras sobre as hepatites, os riscos de acidentes biológicos, a importância da engenharia na NR-32, ginástica laboral, além de uma apresentação teatral sobre a importância da NR32 no ambiente de trabalho.

Riscos biológicos

Até outubro de 2014 foram registrados em Alagoas 392 casos de acidentes com material biológico, segundo dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificações (Sinan). É considerado risco biológico a exposição ocupacional a agentes biológicos, a exemplo de sangue, secreção vaginal, sêmen, fezes, urina, escarro, dentre outros. Os acidentes e doenças do trabalho matam por ano cerca de dois milhões de trabalhadores, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A categoria ocupa 1º lugar no ranking de registros de acidentes, sobretudo os com materiais biológicos.

 

Ascom Sateal com Sesau