Sateal vai mediar diálogo com prefeitura de Pilar para buscar melhorias para servidores do município

Sateal vai mediar diálogo com prefeitura de Pilar para buscar melhorias para servidores do município


Publicado em: 05/11/2014 19:39 | Autor: 337

Whatsapp

 

Servidores auxiliares e técnicos de enfermagem e as parteiras do município de Pilar estão inconformados com a forma como a atual gestão está concedendo benefícios aos profissionais da saúde. Eles reclamam que profissionais como médicos, enfermeiras e outros profissionais da área da saúde estão sendo atendidos e os demais acabam esquecidos. Para tratar do tema, foi convocada uma reunião no último dia 31 de outubro com o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e diretor da CNTS, Mário Jorge Filho, e o vereador líder da câmara do município. O objetivo era que os dois atuassem como mediadores entre os servidores e o poder público.

Durante o encontro, os servidores denunciaram o caos que passa a saúde no município de Pilar. Segundo eles, as unidades não possuem medicamentos e nem materiais para fazer curativos nos pacientes. Outra reclamação feita foi quanto à coação de servidores que ameaçam protestar contra a situação.

“O Sateal já solicitou várias vezes audiências com o secretário de saúde, que já foi trocado três vezes. O prefeito também não deu retorno, então o Sateal e o vereador se comprometeram em solicitar em caráter de urgência uma audiência com o prefeito. Caso não haja acordo, demandaremos o caso para o Ministério Público Federal para que seja aberta uma auditoria para saber o que acontece em Pilar, pois o trabalhador não pode assumir seu posto de trabalho e ficar de um a dois meses sem receber seus salários e não ter nenhuma justificativa”, destacou Mário Jorge.

O departamento jurídico do Sateal já informou que irá junto ao Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas entrar com um processo na Justiça Federal de Alagoas solicitando a suspensão dos repasses para os municípios que não cumprem a Lei Federal 8.142 de 28 de dezembro de 1990 que diz que o município que não possui o Plano de Cargos e Carreiras e Salários (PCCs) não tem competência para gerir recursos públicos. Nesse caso, a administração dos recursos fica a cargo do Estado ou da União. 

 

Ascom Sateal