O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no estado de Alagoas (Sateal) recebeu recentemente mais uma denúncia contra hospital filantrópico. Desta vez, o alvo é a Unidade hospitalar São Vicente de Paula, situada na cidade de União dos Palmares, que não estaria cumprindo normas básicas como disponibilizar EPIs completos aos profissionais da saúde (como sapato fechado).
Outra queixa se deu quanto a mudança no expediente das duas unidades clínicas do local. De acordo com informações do denunciante, os dois responsáveis pelos cuidados de enfermagem da clínica de adultos e clínica de crianças estariam se reversando e isso poderia pôr em risco a saúde dos internos. Outra queixa recorrente é o baixo número de profissionais para atender a alta demanda da emergência, que seria a única de União dos Palmares.
O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, informou que a situação no hospital é antiga, mas que até então a instituição buscava soluções para os problemas, no entanto, após a entrada de uma nova gestão, o diálogo teria sido interrompido, e o sindicato tomou conhecimento de que a instituição iria suspender o acordo coletivo de trabalho celebrado há cinco anos por suposta falta de condições financeiras. "Ficamos surpresos e consideramos um desrespeito para com a categoria, também cremos ser um absurdo que os auxiliares e técnicos sejam sobrecarregados ao terem que cuidar (cda um) de até 20 pacientes, incluindo parturientes e recém-nascidos. o desvio de função também vem sendo uma queixa recorrente, por isso não perderemos tempo e iremos tomar providências, conforme manda a legislação, contrando tambéma valorização dos profissionais de enfermagem e serviço gerais, que estariam sendo desrespeitados. Se Cristo veio ao mundo para liberar o povo da escravidão, o Hospital SãoVicente de Paula e outros filantrópicos ou não fazem o contrário: humilham e exploram seus servos".
Ascom Sateal