Com o tema Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado, a Comissão Organizadora e a Comissão de Formulação e Relatoria da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNSTT) estão reunidas, em Brasília, com o objetivo de discutir a programação, metodologia e palestrantes que vão participar da Conferência marcada para dezembro.
A 4ªCNSTT ocorre em três etapas: macrorregionais, estaduais e nacional. A primeira e segunda etapas já aconteceram. Foram realizadas 199 Conferências em todo o país com participação de cerca de 20 mil pessoas. Agora as Comissões discutem a fase Nacional que contará com a participação de 1.216 delegados eleitos em todo o país.
De acordo com o Coordenador Nacional da Conferência, Geordeci Menezes de Souza, a Conferência terá um formato diferente das outras que já aconteceram. “Entre as inovações haverá palestras intituladas “Diálogos Temáticos”, que serão 12 palestras voltadas para as resoluções estaduais. No segundo momento, outras 12 palestras com “Diálogos Transversais”, são os assuntos que não apareceram nas resoluções estaduais e nós queremos que os delegados se apropriem e tenham oportunidade de debater questões de gênero, raça, seguridade social, orientação sexual e outros temas. São assuntos importantes para o conjunto da classe trabalhadora”, enfatizou.
A próxima reunião da Comissão acontece nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília. (Fonte: CNS)