Sateal denuncia enfermeira e hospital por prática de assédio moral contra técnicos de enfermagem

Sateal denuncia enfermeira e hospital por prática de assédio moral contra técnicos de enfermagem


Publicado em: 13/06/2014 18:45 | Autor: 327

Whatsapp

 

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, encaminhou ofícios ao hospital Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, ao Conselho Regional de Medicina (Coren), à Superintendência Regional do trabalho de Alagoas (SRT) e à Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) solicitando providências contra uma profissional de enfermagem que teria cometido assédio moral contra técnicos e auxiliares de enfermagem do hospital citado acima, que, por sua vez, são subordinados à ela.

De acordo com o presidente do Sateal casos como estes não são raros no sindicato, que tem como dever e exerce a prática de ajudar as vítimas a denunciarem aqueles que cometem este tipo de crime. “Já chegamos a processar uma empresária por ter ameaçado uma técnica de enfermagem. Na ocasião, ela queria atendimento imediato, mesmo com o hospital lotado”, relembrou.

No caso de São Miguel dos Campos, a situação tem outro aspecto e um caráter claro de assédio moral, pois trata-se de um superior, que se utiliza de sua posição para constranger seus subordinados. Segundo relatos de uma das vítimas, a enfermeira chegava a gritar com os funcionários em frente aos pacientes. “Ameaças de que iria prejudicar alguns na avaliação e afirmações de que os insatisfeitos no hospital deveriam pedir demissão também contribuíram para que a denúncia fosse feita. Também consideramos que houve omissão do hospital, já que a enfermeira, apesar de advertida não mudou seu comportamento a administração negligenciou o caso”, complementou Mário.

Serviço

O assédio moral é crime com base na lei n 4.742 do ano de 2001. Aqueles que sentirem-se intimidados com o sofrimento de práticas que caracterizem a infração devem registrar Boletim de Ocorrência e procurar o Sindicato para que as providências sejam tomadas. 

 

Ascom Sateal