Profissionais de enfermagem protestam em Brasília

Profissionais de enfermagem protestam em Brasília


Publicado em: 02/06/2014 18:40 | Autor: 327

Whatsapp

 

Após a decisão de líderes políticos em não incluir na pauta de votação o Projeto de Lei  número 2295/00, que visa à redução da carga horária de trabalho de profissionais da saúde de 40 horas semanais para 30 horas, auxiliares, técnicos de enfermagem, parteiros e enfermeiros protagonizaram um ato, ocupando o corredor do gabinete do presidente da Câmara, o deputado Henrique Alves, na última quarta-feira (29). Eles cobraram a inclusão do PL na pauta e só deixaram o local após uma intervenção da organização do Fórum 30h e da Polícia Legislativa.

Uma das condicionantes que garantiram a finalização do protesto foi a afirmação de que o líder do PT na Câmara, Vicentinho, iria convocar uma reunião em caráter de urgência com a bancada petista para tratar do assunto. Depois desta decisão do líder, o Fórum das 30h foi mais além e propôs que os profissionais que estavam na manifestação também realizassem uma assembleia em paralelo ao encontro dos petistas.

O resultado da reunião entre os satisfez os profissionais de saúde. Graças a uma interferência do deputado alagoano Paulo Fernando, o Paulão, que foi convocado a participar da luta da categoria pelo movimento do Fórum 30h, o líder do PT,Vicentinho, pôde interagir com a categoria, a qual teceu elogios e contemplou com a assinatura imediata do documento que requeria ao presidente da Câmara a votação urgente do PL. A partir daí ficou definido que a votação ocorreria no próximo dia 2 de junho.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem em Alagoas (Sateal) e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Mário Jorge Filho, a assinatura do documento representa um avanço para a categoria. “É bom lembrar aos parlamentares  que quando eles necessitarem de tratamento de saúde vai ser com esta equipe de auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros que eles irão contar, pois lidamos com vidas ”.

 Ascom Sateal