Pressionados, lideranças do PT assinam requerimento de urgência do PL da enfermagem

Pressionados, lideranças do PT assinam requerimento de urgência do PL da enfermagem


Publicado em: 29/05/2014 20:38 | Autor: 326

Whatsapp

 

Pressionado pelas entidades da enfermagem, o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), assinou o requerimento para que o PL 2295/00 seja incluído na pauta do Plenário da Casa Legislativa. O fato ocorreu durante a reunião da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), desta terça-feira (27), superando, desse modo, um dos entraves que barravam o andamento do PL. Com a assinatura do PT, houve um clima de satisfação e alegria entre os representantes da Enfermagem presentes.

Acompanhando todas as etapas que culminaram na assinatura do líder do partido governista, o presidente do Sateal e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Mário Jorge Filho, descreveu a emoção do momento.

“Estávamos conquistando as assinaturas na base da pressão, quando, no último minuto, o deputado Paulão ajudou, não só dando seu voto, como ajudando-nos a convencer os demais parlamentares”, relata, deixando claro que a assinatura do líder do PT no requerimento foi fruto dos esforços do deputado alagoano.

Mário Jorge fez parte do movimento que reuniu quase duas mil pessoas que participam da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que inclui, também entidades e movimentos sociais populares, que assistiram nesta terça-feira (27) a um ato político em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apenas os deputados Candido Vaccarezza e Dr. Rosinha não assinaram o requerimento. Representantes do Forum em Defesa da Enfermagem seguem pressionando os deputados da bancada do PMDB, que até o momento não se manifestaram sobre a aprovação do requerimento.  

Paralelamente, estavam reunidos representantes da enfermagem, juntamente com diversos parlamentares, entre eles o deputado André Moura (PSC-SE) que sustentou a importância do PL. “Esse projeto fará justiça a homens e mulheres que fazem uma luta histórica pela saúde da população”. Estava presente também o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, deputado Wilson Filho, do PTB da Paraíba, que mais uma vez defendeu a votação da jornada em 30 horas para a Enfermagem brasileira.

Com isso, o requerimento do PL 2295/00 falta ser assinado somente pelo deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB, pois o PTB também já assinou o requerimento de inclusão de pauta.

Essas reuniões ocorreram após a Comissão Geral ter debatido, na última quarta-feira (21), com unanimidade entre os parlamentares, pela urgência de se colocar o PL na pauta de votação o mais breve possível.