Presidente do Sateal se preocupa com aumento no número de acidentes de trabalho com profissionais da saúde

Presidente do Sateal se preocupa com aumento no número de acidentes de trabalho com profissionais da saúde


Publicado em: 16/05/2014 17:41 | Autor: 327

Whatsapp

 

Em 2013, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) registrou a ocorrência de 588 acidentes envolvendo profissionais da saúde. O dado que coloca a categoria como uma das mais vulneráveis a acidentes no trabalho chamou a atenção do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem em Alagoas (Sateal), que na manhã desta sexta-feira (16), promoveu, em sua sede, uma reunião com uma empresa atuante no setor de seguros de vida, a fim de proporcionar mais segurança aos trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, este não foi o primeiro encontro com o objetivo de discutir o assunto. “O sindicato tem uma grande preocupação com a questão da segurança no trabalho, assim como a saúde dos associados, pois temos um percentual significativo de pessoas com doenças provenientes das atividades profissionais, como, por exemplo, distúrbios psicológicos e outras patologias ligadas à sobrecarga de trabalho ou acidentes”, explicou.

Ainda segundo ele, a intenção, com o firmamento de uma parceria com a seguradora, não é a substituição das atividades que são responsabilidade da Previdência Social, mas sim um incremento na garantia da estabilidade do auxiliar e do técnico em enfermagem. “Entendemos que a Previdência Social não cumpre seu dever de maneira satisfatória, deixando, muitas vezes, os profissionais em situações difíceis, por isso optamos por tentar melhorar esta situação”, disse.

A consultora em seguros de vida Walquíria Camelo explicou que entre os benefícios proporcionados pelo seguro estão a proteção às finanças em caso de incapacidade para trabalhar, amparo financeiro da família em caso de morte e ainda um auxílio durante a aposentadoria. “Hoje em dia é importante que se desmistifique a imagem do seguro de vida como algo desnecessário ou que será usado apenas após a morte do contratante. É importante zelar pelo seu próprio bem-estar e o dos mais próximos”, disse.

 

Fonte: Ascom Sateal