Presidente do Sateal participa de reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sus

Presidente do Sateal participa de reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sus


Publicado em: 09/05/2014 16:51 | Autor: 327

Whatsapp

 

O presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem de Alagoas (SATEAL), Mário Jorge Filho, participou da reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MENP-SUS-AL), que aconteceu no auditório da Escola Técnica de Saúde Valéria Hora, na manhã desta sexta-feira (09), e teve como objetivo a modificação do regimento do grupo.

Um dos temas abordados foi a permanência de um dos componentes da mesa, no caso, a Associação dos Profissionais de Nível Superior da Saúde, que deixou o grupo de integrantes e deu lugar ao Sindicato da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Sinduncisal), cuja entrada na Menp foi aprovada pela maioria dos membros.

Para o presidente do Sateal, momentos como esses ajudam a fortalecer a democracia dentro da Mesa. p O processo foi importante, apesar da divergência de pensamentos, prevaleceu o espírito democrático e o mais importante foi a recondução do Sateal dentro deste grupo representativo tão importante, que é a Mesa.

Menp – Sus

A Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema único de Saúde é vinculada ao Conselho Estadual de Saúde e intenciona o estabelecimento de um fórum para negociação entre empregadores e trabalhadores do Sus.

Atualmente, a Menp possui 12 representantes da classe patronal e 12 dos profissionais em saúde. As entidades participantes são as seguintes: Secretaria Executiva da Saúde, Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Coordenadoria de Ações de Vigilância à Saúde, Coordenadoria de Gestão de Políticas de Saúde, Departamento de Administração e Finanças, Secretaria Executiva de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, SindHospital, Sindicato dos Assistentes Sociais, Sindicato do Nível Médio da Saúde, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Médicos, Sindicato dos Nutricionistas, Sindicato dos Odontólogos, Sindicato dos Psicólogos, Sindicato dos Técnicos em Radiologia e Auxiliares, Sindicato dos Técnicos, Citotécnicos e Auxiliares em Laboratório e, por fim, o Sindicato da Uncisal.