Protesto de trabalhadores em saúde irrita representante do PT

Protesto de trabalhadores em saúde irrita representante do PT


Publicado em: 08/05/2014 13:13 | Autor: 327

Whatsapp

 

BRASÍLIA – O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), se exaltou com um representante de auxiliares e técnicos de enfermagem durante uma entrevista sobre a reunião de líderes no Palácio do Planalto, na última terça-feira (06). A categoria reclama que o projeto que regula o assunto está parado na Câmara e não é pautado, por isso cobram o líder.

O representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Mario Jorge Filho, questionou o deputado perante os jornalistas. Segundo Jorge Filho, Vicentinho assina o projeto e diz que é a favor, mas na reunião de líderes ele retira a assinatura e impede o avanço da tramitação. Irritado com a pergunta, o deputado disse que "isso não serve para nada” e mesmo diante de jornalistas, disse que “ninguém iria publicar o ato".

Piso para agentes de saúde pode ser votado hoje

O projeto que define piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde pode ser votado no plenário da Câmara nesta terça-feira. Atualmente, o valor do piso é de R$ 1.014, mas parte desse valor é usado pelos municípios para pagar encargos previdenciários e trabalhistas. Os agentes defendem reajustes anuais nos mesmos moldes do salário mínimo.

O governo federal não quer arcar sozinho com o aumento do custo total ocasionado pela definição do piso e ainda há impasse sobre o assunto. A matéria está sendo analisada por uma comissão geral, antes de ser votada.

O projeto de lei fixa em seis horas diárias e 30 semanais a jornada de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Hoje prevalece a carga fixada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5452/43), fixada em 44 horas semanais.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/vicentinho-se-exalta-com-protesto-de-enfermeiros-que-pedem-mudanca-na-jornada-de-trabalho-12396774#ixzz3186oaLDX
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 
Fonte: Ascom Sateal com O Globo