Presidente do Sateal é recebido pelo Ministro da Saúde em Brasília

Presidente do Sateal é recebido pelo Ministro da Saúde em Brasília


Publicado em: 28/03/2014 20:52 | Autor: 326

Whatsapp

 

O presidente do Sateal e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, Mário Jorge Filho, foi recebido pelo ministro da Saúde Arthur Chioro, em seu gabinete na sede do Ministério, em Brasília. Na oportunidade, Mário Jorge e pediu posicionamento de Chioro sobre a aprovação do PL2.295/00, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem brasileira.

O ministro, nomeado em fevereiro para o cargo, pediu prazo para verificar o andamento do projeto no Executivo. Na próxima terça-feira, 1, o presidente do Sateal, acompanhado de representantes do Forum 30 Horas Já terão uma nova audiência com Chioro, que disse ser favorável à redução da jornada. “Minha mãe é técnica de enfermagem e sei que o trabalho dessa categoria é exaustivo e pouco recompensado”, colocou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, acompanhado de outros parlamentares compareceu ao encontro e irritou os representantes do Forum 30 Horas quando propôs novo acordo para aprovar o projeto. O clima só foi atenuado quando Arthur Chioro informou que vai consultar as entidades Conasems e Conass, representantes dos trabalhadores da enfermagem e entidades patronais para fazer um diagnóstico da situação e emissão de parecer.

“Nossa decepção é que o presidente da Câmara, quando empossado, se comprometeu em apoiar o PL e depois aparece só para tumultuar a pauta. Iremos, nas próximas semanas, fazer uma vigília na Câmara e promover um grande ato público no Estado do Rio Grande do Norte, cidade natal de Alves, para lembra-lo que houve compromisso dele, assim como da presidente Dilma e do ex-ministro Alexandre Padilha”, comentou Mário Jorge.

A categoria prepara ainda, caso não haja avanço após a reunião de terça, atividades. “Já nos organizamos para uma grande paralisação em caso de falta de acordo no dia 1 de abril. A enfermagem vale a vida porque cuida de quem vota e vale o voto porque também é eleitora. É o recado que deixamos para aqueles parlamentares que até agora não se definiram pela defesa da causa”, completou.   

Ascom Sateal