Presidente do Sateal participa de ato pelas 30 horas na Avenida Paulista

Presidente do Sateal participa de ato pelas 30 horas na Avenida Paulista


Publicado em: 25/03/2014 20:35 | Autor: 326

Whatsapp

 

Profissionais de Enfermagem de todo o país “vestiram” de branco a Avenida Paulista, em São Paulo, e exigiram a aprovação do PL 2295/00- que regulamenta a jornada em 30 horas semanais para todos os auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. O grande ato público, chamado “Enfermagem Vem pra Rua”, reuniu milhares de profissionais, além de integrantes da sociedade civil sensíveis à causa. O presidente do Sateal e diretor da CNTS, Mário Jorge Filho, esteve presente no ato e reforçou a importância do momento para a categoria.

“Mesmo embaixo de chuva enfrentamos a luta pela redução da carga horária da enfermagem. Não podemos descansar um só instante, ainda mais agora no período eleitoral, quando há uma verdadeira dança das cadeiras nos cargos do Executivo e Legislativo. Precisamos estar reivindicando nossas causas todo momento ou do contrário padeceremos com as consequências de um governo omisso”, ressaltou.    

A passeata teve início no vão do Masp às 14h e se estendeu até o período da noite, mesmo após uma forte chuva, terminando na Praça Roosevelt. Mário Jorge lembrou que a regulamentação da jornada de trabalho é uma promessa de campanha da Presidenta Dilma Rousseff e que o então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também se comprometeu com a causa da Enfermagem, porém até hoje o projeto ainda precisa ser aprovado pele Plenário da Câmara dos Deputados.

O Ato foi promovido pelas entidades que compõem o Fórum Nacional 30 horas Já: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Federação Nacional de Enfermagem (FNE), Confederação dos Trabalhadores de Saúde (CNTS), Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf) e Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem ( Anaten).

Durante a mobilização diversos representantes lembraram das audiências com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e reforçaram o pedido de elaboração um parecer favorável pelo MS sobre o Projeto de Lei 2295/00. Os profissionais da Enfermagem também exigiram que o Governo Federal cumpra o compromisso assumido durante a campanha eleitoral em 2010. Na época, a Presidenta Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiram o compromisso de apoiar a aprovação da jornada de 30 horas.

Ascom Sateal com Cofen