Sateal encontra irregularidades na Santa Casa de São Miguel dos Campos

Sateal encontra irregularidades na Santa Casa de São Miguel dos Campos


Publicado em: 12/03/2014 19:19 | Autor: 326

Whatsapp

 

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, acompanhado do Vice, Adailton Antônio, realizaram inspeção nas instalações da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, no município de São Miguel. Na visita os diretores constataram que a empresa está descumprindo vários itens da Norma Regulamentadora Nº32, como o não uso de sapato fechado e ausência de local de descanso apropriado.

A situação mais grave, porém, é no setor de hemodiálise. Segundo Mário Jorge, os funcionários auxiliares e técnicos de enfermagem, vinculados a uma cooperativa médica prestadora de serviços ao hospital, chegam a cumprir jornadas de 12 a 15 horas ininterruptas. “São quatro máquinas de hemodiálise para cada profissional administrar. A responsabilidade na quantidade de equipamentos para programar e fazer a filtragem dos pacientes somada a jornada excessiva deixa os profissionais sobrecarregados e doentes”, lembrou o presidente.

O Sindicato deu prazo de trinta (30) dias para a regularização da situação e ajuste das irregularidades verificadas e informadas a direção. O caso foi encaminhado a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) junto ao pedido de vistoria dos órgãos de fiscalização e controle na unidade.      

A unidade passa por obras de ampliação e recuperação de sua estrutura para ampliar o atendimento a população usuária do Sistema Único de Saúde do município e da região. Devido à falta de organização da direção os funcionários estão realizando as refeições no posto de enfermagem junto às alas dos pacientes internados no Hospital.

No contato com representantes da Santa Casa, a informação obtida foi a de que a diretoria da Unidade vai se reunir com os representantes da cooperativa e discutir o assunto. Na oportunidade, Mário Jorge entregou a Resolução Nº418 do Cofen, que informa as empresas sobre a necessidade atual dos profissionais de todas as áreas de nível técnico em manter um permanente desenvolvimento técnico e científico, a fim de possibilitar o atendimento às demandas sociais.

Ascom Sateal