Administrado pelo Hospital Carvalho Beltrão, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coruripe é a primeira do país a funcionar de forma privada. A notícia surpreendeu o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, que encaminhou ofício ao Ministério da Saúde pedindo explicações sobre o sistema de funcionamento da Unidade.
“Ao aceitarmos esse tipo de situação, assinamos um atestado de que quando o poder público não tem gerência sobre seus equipamentos, à iniciativa privada toma conta e lucra com isso. Se não houvesse lucro não haveria interesse em administrar a saúde, taxada sempre como um problema crônico”, reforça.
Em janeiro foi inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Intrahospitalar tipo III de Alagoas. Além da UPA, foi inaugurado no hospital o serviço de ressonância magnética, em parceria com o grupo Tércio Wanderley.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, afirmou o apoio do Estado a iniciativas como a do Hospital Carvalho Beltrão. "Estaremos acompanhando os procedimentos do Ministério da Saúde para que a UPA do Hospital Carvalho Beltrão seja habilitada, e a partir daí, possa receber recursos do Ministério, do Estado e do Município para o seu custeio ", afirmou.
Segundo Francisco Carvalho, o Chicão, diretor geral da Unidade, a unidade foi reformada com apoio do Governo Estadual. "O Governo do Estado nos ajuda a reestruturar o hospital. Temos fortes parcerias, como a contratualização de serviços e leitos para o HGE. E isso faz com que possamos implantar serviços importantes como a neurocirurgia e as cirurgias cardíacas, que em breve estará funcionando aqui", destacou.
Fonte: Ascom Sateal