Preparativos para 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

Preparativos para 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador


Publicado em: 27/01/2014 21:43 | Autor: 326

Whatsapp

 

Com o intuito de debater os eixos e sub-eixos com os coordenadores, centrais sindicais, comissão organizadora, executiva, membros da CIST e convidados  para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em março deste ano, acontecerão, em São Paulo, oficinas direcionadas aos sete setores econômicos: indústria, construção civil, serviços públicos, comércio e serviços, agricultura e pecuária, transportes, e saúde. Até o mês de maio serão realizadas conferências nas 96 macrorregiões de saúde e a etapa estadual acontece no mês de junho. Nestas etapas, serão eleitos os delegados de forma paritária.

A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que será realizada de 10 a 14 de novembro deste ano, proporá diretrizes para implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que tem entre seus principais objetivos a promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros com a implementação da Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de forma intersetorial, com maior participação e fortalecimento do controle Social.

“A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será realizada de forma interministerial e busca apoio  das centrais sindicais, entidades de controle social e das confederações de trabalhadores para participar e divulgar entre seus meios de comunicação. A 4ª CNSTT destaca a importância da Conferência, um dos espaços mais democráticos para se discutir e aprovar as diretrizes que nortearão a promoção e a prevenção da saúde do trabalhador e trabalhadora”, ressalta o vice-presidente da CNTS e coordenador-adjunto da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST, Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Saúde e membro da comissão executiva da Conferência, João Rodrigues Filho. 

Com o tema Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos, Dever do Estado, a Conferência trabalhará com quatro sub-eixos: O Desenvolvimento socioeconômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade Social nas Ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos Ministérios e nas Esferas do Governo; e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos Municípios, Estados e União.

Oficina NR 32

Defendendo a garantia de saúde aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, e o fortalecimento da vigilância para identificar os fatores de risco, a CNTS realizou oficina para discutir a situação atual e traçar estratégias para a efetivação da Norma Regulamentadora 32, que tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à saúde do trabalhador dos serviços da saúde.

Pesquisas mostram que ocorrem cerca de 385 mil acidentes com materiais perfurocortantes por ano nos hospitais, e que 50% deles não são notificados. Há duas décadas o Brasil é campeão em acidentes de trabalho. Dentro deste panorama, a oficina capacitou os profissionais nas medidas de proteção e aplicação da Norma nos seus locais de trabalho.