Cremal constata ausência de profissional enfermeiro na Santa Casa de Maceió e dá 90 dias para ajuste

Cremal constata ausência de profissional enfermeiro na Santa Casa de Maceió e dá 90 dias para ajuste


Publicado em: 17/01/2014 18:48 | Autor: 326

Whatsapp

 

O Conselho Regional de Medicina (Cremal) enviou ofício ao Sateal confirmando a denúncia encaminhada pelo Sindicato ao Conselho de que faltam profissionais enfermeiros nos plantões noturnos e finais de semana na Unidade Rodrigo Ramalho, pertencente a Santa Casa de Maceió. Uma cópia do documento será encaminhada ao Conselho Regional de Enfermagem.

Segundo o coordenador de fiscalização do Conselho, Sidney da Silva, durante a inspeção realizada pelos técnicos ao órgão, a responsável da Santa Casa informou que o problema acontecia devido a uma reforma na estrutura física do hospital.

No documento enviado ao Sateal, o coordenador do Cremal afirma que “sendo solicitado um prazo de 90 dias para que seja realizada a adequação da referida unidade a Circular Normativa 14/DGCG de 13 de julho de 2004 do MS que cuida do Programa Nacional de Cuidados Paliativos”.

Segundo o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, além da ausência dos profissionais nos plantões e finais de semana, o descaso com os pacientes terminais, encaminhados a esta unidade, é desesperador.

“As pessoas encaminhadas a Unidade Rodrigo Ramalho são tratadas de forma desumana porque os médicos já os classificaram como pacientes terminais. Vamos exigir que essas pessoas, bem como os profissionais que lá trabalham, sejam tratadas de forma digna”, afirmou.    

 

Fonte: Ascom Sateal