Sateal pede fiscalização nas unidades de Saúde de Alagoas

Sateal pede fiscalização nas unidades de Saúde de Alagoas


Publicado em: 10/01/2014 20:19 | Autor: 326

Whatsapp

 

O Sateal solicitou da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, fiscalizações nas unidades de saúde da capital e interior do Estado. Segundo o presidente, Mário Jorge Filho, a iniciativa visa promover a assistência segura e de qualidade aos pacientes e proporcionar segurança ao trabalhador.  

O pedido a Superintendência vai acompanhado de relatórios de inspeções realizadas pelo Sindicato em hospitais de Maceió e municípios. Nas visitas foram detectadas várias irregularidades, como a falta de enfermeiros nos horários de trabalho, plantões noturnos, finais de semana e feriados.

O Sateal flagrou auxiliares de enfermagem realizando procedimentos de competência do médico, como sutura e extração de unha e trabalhando em setores de triagem, fazendo pré-consulta e colocação de sonda, atribuições do enfermeiro.

Foram encontrados casos de unidades praticando jornadas de trabalho que variam de 12 a 48 horas ininterruptas, que não fornecem EPIs e fardamentos, incluindo sapatos fechados, que não possuem local adequado ao descanso, funcionando com estruturas precárias e repletas de infiltrações e mofo, inclusive em alas de atendimento aos pacientes.  

“As fiscalizações em outras unidades continuam. Ressalto que agimos com a tentativa de corrigir as irregularidades e dar melhor atendimento a população, gerando um ambiente de trabalho mais seguro aos profissionais”, afirma o presidente.       

Ascom Sateal