Sateal entrará com ação de cumprimento contra o Hospital de Santana do Ipanema

Sateal entrará com ação de cumprimento contra o Hospital de Santana do Ipanema


Publicado em: 04/12/2013 20:24 | Autor: 326

Whatsapp

 

Após diversas tentativas de contato sem sucesso com a direção do Hospital Clodolfo Rodrigues, de Santana do Ipanema, o Sateal decidiu ingressar com ação de cumprimento na Justiça do Trabalho contra as irregularidades cometidas pela administração da unidade.

A decisão veio após denúncias apuradas pelo Sindicato, de que funcionários estariam sofrendo represálias. Segundo informações, os profissionais estão sendo transferidos de setor sem justificativa, obrigados a cumprir jornada de 24 horas e tiveram o auxílio familiar cortado. O auxílio transporte está sendo descontado dos salários.

A relação de retaliações se estende para o não pagamento de folgas remuneradas para profissionais que ultrapassam a jornada de 36 horas semanais, a ameaças de demissão para quem tiver mais de um vínculo empregatício. Qualquer trabalhador que contestar as decisões da diretoria é obrigado pela coordenação de enfermagem a assinar a advertência.        

“Por diversas vezes o Sindicato tentou evitar uma ação trabalhista, mas a empresa sequer atende nossos telefonemas ou nos recebe na unidade, o que caracteriza o desinteresse em resolver o problema de forma pacifica. Vamos denunciar as enfermeiras, principalmente a coordenadora de enfermagem Mariana Spneli, ao Conselho Regional de Enfermagem por estarem ignorando que os profissionais alegam não ter condições físicas ou psicológicas de atender aos pacientes, permitindo que auxiliares e técnicos façam carga horária de até 24 horas”, afirmou o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho.

O Sindicato estará ajuizando da ação de cumprimento, incluindo denúncia de danos morais e colocando a direção como corresponsável pela situação, para dar entrada antes do recesso Judiciário. “Entendemos que é um hospital muito importante na região, que está em plena expansão, no entanto, trata seus profissionais como escravos, submetendo-os a regimes exaustivos, tudo de forma ilegal”, completou.