Sateal participa de mesa da Frente Nacional em Defesa do SUS e Contra a Privatização

Sateal participa de mesa da Frente Nacional em Defesa do SUS e Contra a Privatização


Publicado em: 19/11/2013 19:12 | Autor: 324

Whatsapp

 

O presidente do Sateal participou Mesa Redonda “Lutas Sociais na Saúde: 25 anos do SUS e os 5 anos do Fórum Alagoano em Defesa do SUS” da Frente Nacional em Defesa do SUS e Contra a Privatização, realizada nesta sexta-feira, 8, no auditório da reitoria da Ufal.

A atividade foi promovida pelo grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais/PPGSS/FSSO/UFAL e Fórum Alagoano em Defesa do SUS e contra a Privatização e contou com a participação de representantes de várias entidades.

Em seu discurso, Mário Jorge parabenizou a iniciativa do grupo e falou sobre a conquista do SUS para o povo brasileiro. “Pergunto-me se o SUS que temos hoje é o que realmente idealizamos ou o que podemos ter. Fico indignado com o repasse de recursos públicos para a iniciativa privada, na restauração e aquisição de equipamentos que servirão para a rede privada, filantrópica e até para planos de saúde”, falou.

O presidente ainda reforçou que, apesar das diversas denúncias de desvio ou cobranças duplicadas de recursos públicos, o governo federal continua incentivando empresas privadas.

“São justamente essas instituições, as mesmas que exploram mão de obra, pagam baixos salários e sobrecarregam os profissionais, que são beneficiadas pelo Ministério da Saúde. Defendo que o SUS deva continuar sendo o melhor plano de saúde do mundo, vez que, quando administrado com seriedade, promove atendimentos que vão da atenção básica até a alta complexidade. Temos que conscientizar a população, o setor judiciário, gestores e trabalhadores do Sistema sobre a importância da sobrevivência do Sistema Único de Saúde”, declarou.

 

Fonte: Assessoria Sateal