O Sateal encaminhou denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) em desfavor do Hospital Clodolfo Rodrigues, localizado no município de Santana do Ipanema, por sobrecarga de trabalho. Segundo levantamento do Sindicato, a unidade tem uma carência de 70 profissionais e alega não possuir condições para contratar o quadro.
“Para suprir a demanda, a coordenação de enfermagem vem obrigando os trabalhadores auxiliares, técnicos de enfermagem e parteiras a cumprir escalas de até 24 horas. Embora os profissionais justifiquem cansaço físico e mental, a direção tem preferido colocar em risco a segurança da assistência”, observou o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho.
Por diversas vezes o Sindicato reuniu-se com o administrador, Renato Rocha, e com a equipe, mas a situação continua. “Em um dos encontros colocamos os riscos que correm os pacientes e os trabalhadores. Chegamos a estabelecer um prazo para as adequações, que expirou há tempos, e mesmo assim a situação continua”, completou Mário Jorge.
No documento encaminhado ao Coren, o Sateal consulta a possibilidade de abertura de processo ético contra os enfermeiros que, apesar de conhecedores da legislação, continuam infringindo as leis da categoria. “Aproveitamos a oportunidade para solicitar que este conceituado órgão faça o dimensionamento naquela instituição hospitalar”, afirmou.
Além da denúncia ao Coren, a assessoria jurídica do Sateal vai entrar com ação de cumprimento na Justiça do Trabalho.
Fonte: Assessoria Sateal