O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS e presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, esteve em audiência com deputados Emanuel Júnior e Humberto Costa, que apresentaram Projetos de Lei que criam as profissões de Instrumentador Cirúrgico e Imobilizador Ortopédico, para pedir o arquivamento das propostas na Câmara Federal.
Mário Jorge justificou o pedido com base na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que relaciona essas atividades como sendo especialidades da profissão. “Nossa proposta é que os parlamentares não levem adiante os projetos que criam novas profissões e sim invistam para que nossos auxiliares e técnicos se especializem nessas áreas, o que dará ao profissional maior possibilidade de atuação e mais conhecimento na área pretendida”, reforçou o diretor.
A proposta de implantação de cursos já vem sendo elaborada desde 2012 pelo Sateal. “Queremos ofertar especialidades para os auxiliares e técnicos, de modo que eles possam garantir a certificação do curso, melhorando a qualificação do trabalhador e a assistência aos pacientes”, completou.
Fonte: Assessoria Sateal