CNTS emite nota de apoio às manifestações populares

CNTS emite nota de apoio às manifestações populares


Publicado em: 19/11/2013 11:59 | Autor: 324

Whatsapp

 

A diretoria da CNTS aprovou a emissão de nota de apoio às manifestações da população brasileira que vem ocupando as ruas para reivindicar “respeito ao cidadão e à coisa pública”. Leia abaixo:

Nota de apoio às manifestações legítimas e democráticas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde - CNTS vem a público manifestar apoio às mobilizações populares e legítimas, que tomam conta das ruas das principais cidades do país.

A mobilização de um grupo – de aproximadamente 100 pessoas – contra o reajuste das tarifas do transporte público no Estado de São Paulo foi a gota d’água para que mais de um milhão de pessoas em todo o país saíssem às ruas com as mais diversas reivindicações, mas que podem ser resumidas numa realidade: a população está insatisfeita e exige respeito ao cidadão e à coisa pública.

Sem bandeiras partidárias e/ou de segmentos organizados da sociedade, brasileiros de todas as idades e classes sociais trocaram o facebook pela marcha nas ruas, com reivindicações apresentadas em cartazes e palavras de ordem. Os excessos praticados por uma minoria, que não representa a vontade do povo brasileiro, são lamentáveis e não podem macular as manifestações ordeiras e democráticas.

São reivindicações há muito levantadas pelos movimentos sindicais e sociais, por mais recursos para educação e saúde; por serviços públicos eficientes; por transporte público de qualidade e mais barato; pelo combate à corrupção; por transparência e controle social dos gastos públicos; enfim, por respeito aos direitos humanos, trabalhistas e sociais e por cidadania digna. Isso revela que nossas lutas comungam com os anseios da sociedade.

A reação imediata do governo federal, ao propor um pacto com governadores e prefeitos e com os demais poderes, com vistas à melhoria dos serviços públicos e implantação de medidas moralizadoras, por meio da reforma política; e as respostas dadas pelo Legislativo, ao tirar das gavetas e aprovar projetos que resultarão em investimentos sociais e de recuperação dos setores de saúde e educação, além de coibir a corrupção, mostram que o clamor das ruas não foi em vão.

Reforça essa compreensão a decisão do Poder Judiciário, ao determinar a primeira prisão – desde o início da redemocratização do país – de um deputado federal em exercício do mandato.

As centrais sindicais propõem para o próximo dia 11 de julho uma mobilização nacional para, mais uma vez, reivindicar melhorias para a classe trabalhadora, reafirmando a pauta apresentada nas grandes marchas dos trabalhadores, atualmente em debate com o governo e o Congresso Nacional, unificando as pautas dos movimentos sindical e social.

A CNTS convoca as entidades sindicais filiadas e vinculadas e todos os trabalhadores, em especial os da área da saúde, a se engajarem nesta luta que é de todos e para todos. Parafraseando o pacifista Gandhi, “sejamos a mudança que queremos ver no mundo”.

Brasília-DF, 27 de junho de 2013

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde

 

Fonte: Assessoria Sateal com CNTS