O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou, no último dia 6, Monção de apoio à contratação de médicos estrangeiros no Brasil. A proposta vem sendo defendida pelo governo federal e ganha apoio de várias entidades, incluindo o Sateal.
“Precisamos preencher os vazios assistenciais, especialmente nos lugares mais remotos do país. Se não conseguimos formar profissionais o suficientes, ou ainda, se os médicos brasileiros não se propõem a atender as comunidades mais isoladas, temos mais é que incentivar profissionais que queiram se dedicar a cuidar dos nossos cidadãos”, reforçou o presidente, Mário Jorge Filho.
Na monção, o CNS considerou pontos, com o direito dos cidadãos brasileiros, usuários do Sistema Único de Saúde a integralidade da atenção a sua saúde, incluída nessa atenção a assistência médica, e pontuou o descompasso entre a demanda de profissionais de medicina com a capacidade atualmente instalada nas universidades brasileiras para a formação destes; bem como a hegemonia da orientação da formação para o Mercado.
“Considerando a necessidade da definição de uma Politica Nacional de Gestão do Trabalho para o SUS, discutida e aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e a iniciativa do Governo Federal de atrair profissionais médicos estrangeiros, o Conselho Nacional de Saúde vem a público manifestar apoio à contratação emergencial de médicos estrangeiros, observados critérios de qualidade efetivados no Brasil e a participação do Controle Social, para atuarem em regiões do Brasil com pessoas sem acesso aos serviços médicos”, diz parte do documento.
Fonte: Assessoria Sateal