Hospital do Açúcar anuncia novos projetos

Hospital do Açúcar anuncia novos projetos


Publicado em: 18/11/2013 19:10 | Autor: 324

Whatsapp

 

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, esteve no Hospital do Açúcar para verificar o andamento dos novos projetos nas áreas de infraestrutura e recursos humanos da unidade. Desde 2012, o Hospital vem recebendo recursos do governo federal, estado e municípios para desenvolver projetos e aumentar sua capacidade de atendimento, desafogando unidades como o Hospital Geral do Estado (HGE) e a SMS Maceió.

De acordo com a gerente de gestão de pessoas, Ana Cláudia Costa, entre as mudanças que já foram implantadas desde o início do ano, estão à criação da gerência, que foi instituída a partir das necessidades de estreitar as relações entre a diretoria e os 1.260 colaboradores.

Segundo a gerente, o hospital também realizou o planejamento estratégico, criando um referencial para saber qual a visão de futuro que pretende atingir. “Os investimentos também estão voltados para a capacitação de lideranças de setores. Já temos trinta turmas dialogando sobre gestão, conhecendo mais sobre o planejamento da unidade e verificando o papel de cada colaborador dentro da empresa”, ressaltou Ana Cláudia, enfatizando que os funcionários estão tendo a oportunidade de se colocar, seja com proposições ou dificuldades encontradas.

Outras mudanças anunciadas incluem a criação da comissão sociocultural para a promoção a saúde, lazer e interação dos colaboradores e a implantação da ouvidoria interna. “Temos psicólogos que trabalham buscando alternativas que possam melhorar o ambiente de trabalho. Acreditamos que com a organização de fluxos e políticas internas e o foco na valorização dos trabalhadores, vamos transformar o Hospital do Açúcar em uma unidade de referência em Alagoas”, declarou.

Entre as mudanças na infraestrutura, o gerente administrativo Fernando Costa, destaca a obra que criará 28 leitos para gestantes e bebês encaminhados ao Hospital pela secretaria de Saúde de Maceió. Nos projetos novos em funcionamento está o setor de otorrinolaringologia. Passam por reforma o laboratório de análises clínicas, o setor cardiológico e de raio-x,  que realiza procedimentos como mamografias, ultrassons, ressonâncias e hemodinâmicas, todos atenderão SUS, convênios e particulares.

“Hoje nosso Hospital atende a 65% de pacientes encaminhados através do SUS. Entre 35% de pessoas com convênios ou particulares. A nossa política, no entanto, é atender a todos de forma integral e igual, proporcionando um tratamento indiscriminado, de ótima qualidade e satisfação a todos os usuários”, ressaltou Costa. Casa da criança

Um dos projetos de maior orgulho do Hospital do Açúcar é a Casa da Criança. Criada em parceria com a Apala e a Fundação McDonald’s, o setor atende os pequenos pacientes portadores de câncer. “Graças a essa parceria, ganhamos oito cadeiras com telas e videogames que ajudam muito no tratamento da criançada, que se distrai enquanto faz a hemodiálise”, reforça o gerente. O Hospital do Açúcar pretende ainda construir uma área para concentrar todos os serviços administrativos da unidade. 

O que diz o Sateal     

O presidente do Sateal afirmou que, mesmo tomando conhecimento da realização do Planejamento Estratégico, fazem-se necessárias a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, e o cumprimento da NR32, que preconiza, entre vários itens, o fornecimento de fardamento e a obrigatoriedade do uso de sapato de couro fechado, todos fornecidos gratuitamente pela empresa, que não vem abastecendo os trabalhadores.

“Além dessas reivindicações acima, esperamos e vamos cobrar que os salários venham a ser pagos dentro do mês. Mesmo tendo conhecimento que os repasses dependem da gestão Estadual e Municipal, não deixaremos de exigir o pagamento das férias, conforme a Legislação prevê”, ressaltou o presidente.

Mário Jorge disse ainda que o Sindicato estará acompanhando o desempenho do Hospital no que diz respeito à humanização entre chefia-empregados e empregados-população. “Apesar de não recebermos denúncias de maus tratos, são grandes os casos de negligência. Se situações como esta são recorrentes, é necessário que se descubram se são por falta de estrutura, de treinamento ou de pessoal”, completou.  

 

Fonte: Assessoria Sateal