Pesquisa vai apontar perfil de saúde da população

Pesquisa vai apontar perfil de saúde da população


Publicado em: 18/11/2013 19:05 | Autor: 324

Whatsapp

 

Parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde vai resultar, a partir de 2013, em pesquisa inédita que incluirá exames laboratoriais, além de levantamentos socioeconômicos, para traçar um perfil da saúde da população. Denominado Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o trabalho começará entre junho e julho.

O objetivo é que os resultados orientem ações do Ministério. "O estudo vai unir as características socioeconômicas e demográficas da sociedade brasileira com a percepção de saúde que elas têm e do acesso aos serviços. E inova trazendo inclusive exames. Os resultados vão subsidiar as ações públicas para a área de saúde", afirmou Wasmália Bivar, presidente do IBGE.

Serão pesquisados cerca de 80 mil domicílios em 1.600 cidades. Mas só serão submetidas a exames 16 mil pessoas. Os pesquisados passarão por coleta de sangue e urina, medição de altura, peso, gordura corporal e aferição da pressão arterial.

O Hospital Sírio-Libanês será o responsável por contratar as coletas com um consórcio formado pelas redes de laboratórios Fleury e Dasa. Já o IBGE fará os questionários e as medições de altura, peso e pressão arterial.

O orçamento para o projeto é de R$ 19 milhões, mas o hospital não receberá verba do Ministério para os exames. O Sírio-Libanês faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde, pelo qual recebe isenções fiscais ao ajudar no financiamento de projetos do SUS.

A coleta de exames para a pesquisa foi um dos projetos contemplados para o programa. De acordo com o Ministério, o levantamento é uma iniciativa promovida dentro do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), que espera traçar um quadro dos hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividade física e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população.

Atualmente, cerca de 72% dos óbitos do país são referentes às doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Elas são causadas por fatores como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sal e gorduras, a ingestão insuficiente de frutas e verduras, o sedentarismo e a obesidade.

"O questionário vai verificar questões sobre os idosos, tarefas habituais, deficiências, dificuldades de mobilidade, o parto das mulheres... E haverá um bloco sobre o número de animais na casa, para planejamento de vacinas", afirmou Deborah Malta, diretora de Análise de Situação em Saúde do Ministério.

 O trabalho de coleta vai durar cerca de três meses e a expectativa é que os primeiros resultados sejam conhecidos em meados de 2014. Hoje, o Ministério monitora dados de saúde e de hábitos da população por meio da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa realizada por telefone em 26 Estados e no Distrito Federal. O Vigitel seguirá funcionando e complementará a Pesquisa Nacional de Saúde, que será realizada a cada três anos.

 

 

Fonte: Assessoria Sateal com CNTS