1º de maio terá atos em defesa da CLT

1º de maio terá atos em defesa da CLT


Publicado em: 18/11/2013 18:45 | Autor: 324

Whatsapp

 

As centrais sindicais CTB, Força Sindical, Nova Central, CTB e UGT ocuparam a Praça Ramos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (26), para o ato de lançamento do 1º de Maio Unificado.

Com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas”, neste ano, a celebração do Dia do Trabalhador será marcada pela comemoração dos 70 anos da conquista da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Criada por Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943, a CLT considerada patrimônio da classe trabalhadora, tem sofrido diversos ataques no Congresso Nacional, com a tentativa de aprovar projetos que flexibilizam direitos dos trabalhadores. Ataques que foram rechaçados pelos sindicalistas durante o ato político.

Além da defesa da CLT, o 1º de Maio 2013 também trará a defesa de bandeiras como a jornada de 40 horas semanais sem redução de salários; fim do fator previdenciário; igualdade de oportunidade entre homens e mulheres; política de valorização dos aposentados; regulamentação da Convenção 151 e ratificação da Convenção 158, ambas da OIT.

A unidade das centrais também norteou as intervenções de presidentes de sindicatos e representantes de centrais, que destacaram que será por meio dela que os trabalhadores mostrarão sua força.

Como no ano passado, o 1º de Maio será realizado na Praça Campo de Bagatelle, região norte de São Paulo, próxima à Estação do Metrô Santana. Os trabalhadores terão a oportunidade de conferir diversas atrações musicais e refletir a respeito de seu papel na sociedade, na luta por mais direitos e menos desigualdade social. Do mesmo modo, as centrais sindicais irão realizar atos unificados em todos os estados em comemoração ao Dia do Trabalhador.

 

Fonte: Assessoria Sateal com CNTS