Presidente do Sateal cobra fiscalização em unidades de saúde em Alagoas

Presidente do Sateal cobra fiscalização em unidades de saúde em Alagoas


Publicado em: 18/11/2013 18:19 | Autor: 324

Whatsapp

 

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, esteve reunido com a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL) Lúcia Maria Leite, para cobrar a realização de reunião conjunta com diversos órgãos do estado para buscar soluções para a ausência de profissionais enfermeiros nas unidades públicas de saúde estaduais, municipais e privadas, além do Programa Saúde da Família.    

A solicitação já foi feita diversas vezes pelo Sindicato, que agora conseguiu garantir a realização do encontro. O Conselho se responsabilizou em articular a reunião com as entidades. A presidente do Coren prometeu ainda que vai enviar equipes para fiscalização em unidades em que haja profissionais trabalhando sem registro ou com anuidades atrasadas.

Deverão ser convocados para a reunião os representantes do Ministério Público Federal, Conselho Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Associação dos Municípios Alagoanos, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal.  A proposta é que haja uma grande fiscalização nas unidades e a regularização nas contratações e escalas de trabalho dos profissionais da enfermagem.

“Infelizmente se tornou cena comum encontrar auxiliares e técnicos de enfermagem trabalhando sozinhos nas unidades, realizando procedimentos que não são de sua competência e expostos a revolta da população quando não encontra atendimento médico”, ressaltou Mário Jorge.

O presidente do Sateal enfatizou que na maioria dos casos o gestor municipal é conhecedor da situação, e na resistência dos profissionais auxiliares e técnicos em não assumir ou permanecer na unidade sem a presença dos demais profissionais, a soluções acabam resultando em perseguições ou transferências para unidades distantes das áreas centrais, sem a condição de transporte para o trabalho.      

 

Fonte: Assessoria Sateal