Forum 30 Horas cobra implantação da jornada ao Ministro da Saúde

Forum 30 Horas cobra implantação da jornada ao Ministro da Saúde


Publicado em: 18/11/2013 17:56 | Autor: 324

Whatsapp

 

Lideranças do Forum 30 Horas Já, encontraram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em audiência pública na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (3).  Na oportunidade, os representantes da enfermagem cobraram de Padilha a divulgação do resultado dos estudos sobre o impacto na redução da jornada para trinta horas semanais.

Os representantes lembraram ao ministro que não houve retorno dos ofícios encaminhados solicitando audiência, nem uma posição oficial quanto aos resultados avaliados pelo grupo de trabalho instituído em 2012.

Alexandre Padilha solicitou que o Forum encaminhe os resultados das últimas reuniões entre o grupo de trabalho, a proposta de negociação da categoria e a solicitação de audiência em documento único. Representantes da enfermagem devem entregar o documento na segunda-feira, dia 8.

A análise do impacto financeiro foi proposta em outubro do ano passado, em audiência entre representantes do Forum, Ministério da Saúde e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Na época o órgão apresentou uma prévia do levantamento constatando uma diferença financeira pouco significativa tanto para a iniciativa pública quanto a privada.

No mesmo período, o MS apresentou uma proposta de redução gradativa da jornada de trabalho, determinando um prazo de três anos para atingir às 30 horas. “Na época os movimentos tinham sido favoráveis a proposta do governo federal, tendo em vista o fato de que a redução da jornada implica em aumento da mão de obra, mas as negociações estagnaram”, afirma o presidente do Sateal e diretor da CNTS, Mário Jorge Filho.

“Surpreende-me a posição do ministro, que parece ter adotado vários discursos para protelar a aprovação da jornada de 30 horas da enfermagem. A equipe indicada por Padilha já tem o resultado dos estudos desde outubro de 2012, o ministério vem recebendo dezenas de ofícios pedindo posição oficial, mas ele insiste em afirmar que o grupo ainda está analisando os números”, afirmou Mário Jorge, lembrando a promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff.

“O ministro trabalhou como coordenador da campanha da presidente Dilma e na época encaminhou ao Forum uma carta-compromisso com apoio e empenho na implantação da jornada das 30 horas. O que estamos fazendo é cobrar o que foi acordado, pois a presidente também foi eleita com os votos da enfermagem. Estamos trabalhando para que esse pleito seja atendido este ano, considerando que 2014 teremos Copa do Mundo e ano eleitoral”, completou. 

 

Fonte: Assessoria Sateal