Presidente do Sateal se reúne com servidores públicos de Limoeiro de Anadia

Presidente do Sateal se reúne com servidores públicos de Limoeiro de Anadia


Publicado em: 16/11/2013 02:10 | Autor: 324

Whatsapp

 

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, esteve reunido com os servidores públicos do município de Limoeiro de Anadia, nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Durante o encontro, Mário Jorge visitou as instalações da Unidade Mista Nossa Senhora das Dores e verificou uma série de irregularidades no funcionamento do hospital.

O presidente encontrou um local de descanso sem camas, apenas colchões no chão. O local é abafado e não tem climatização. O único médico do dia não compareceu ao trabalho, o que inviabilizou a realização de diversos procedimentos.

Durante a visita, Mário Jorge presenciou a irritação de uma paciente com a auxiliar de enfermagem. “Ela queria a todo custo fazer uma lavagem no ouvido, mas não podemos administrar esse tipo de serviço sem autorização e acompanhamento do médico”, explicou a profissional.

Não há enfermeiros ou médicos obstetras no quadro profissional. Três enfermeiros se revezam em plantões de 12 horas para cobrir a unidade e não dão expediente no período noturno. Cabe ao auxiliar de enfermagem à função de realizar partos, procedimento ilegal.  

Nos casos de partos de alto risco, os auxiliares são obrigados a acompanhar as gestantes ao município vizinho, e não tem direito a alimentação.
Uma pauta de reivindicações foi construída e será apresentada ao prefeito, cuja audiência já foi solicitada. Entre as reivindicações, o pagamento de hora extra, folgas, vales transporte, além do pagamento de insalubridade, o fornecimento de fardamento e a realização de exames periódicos.

“Precisamos discutir com o prefeito os problemas que existem na unidade. As dificuldades podem ser superadas com facilidade”, colocou Mário Jorge, que também vai cobrar a implantação do Plano de Cargos e Carreiras.          

A denúncia da ausência de enfermeiros será encaminhada ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN/AL).

 

Fonte: Assessoria Sateal