Estoques de sangue do Hemoal e Hemoar estão 50% abaixo do limite mínimo

Estoques de sangue do Hemoal e Hemoar estão 50% abaixo do limite mínimo


Publicado em: 15/11/2013 23:00 | Autor: 324

Whatsapp

 

Por sempre registrar alta demanda transfusional durante o feriado da folia de Momo, os estoques de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e do Regional de Arapiraca (Hemoar) sempre ficam estão desfalcados nesses períodos. 
 
Essa situação preocupa a direção da Hemorrede Pública de Alagoas, já que pode faltar sangue para atender aos pacientes que necessitarem de transfusão durante as festas. Durante este período, historicamente, aumenta o fluxo de veículos nas rodovias alagoanas, as pessoas tendem a consumir mais bebida alcoólica e os principais balneários alagoanos estão repletos de turistas, aumentando a probabilidade de ocorrerem mais acidentes de trânsito – e no socorro às vítimas, a transfusão de sangue pode significar a diferença entre a vida e a morte.
 
“Por tudo isso, apelamos para que as pessoas com idade entre 16 e 67 anos, em perfeito estado de saúde e acima de 50 quilos, compareçam ao Hemoal, em, Maceió, e ao Hemoar de Arapiraca para doar sangue. O sangue salva vidas e não é encontrado em farmácias, não se fabrica artificialmente”, destaca a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas.
 
Além dos pré-requisitos enumerados por ela, o candidato à doação de sangue também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos de idade. Os voluntários devem comparecer ao Hemoal ou Hemoar alimentados e portando um documento de identificação com foto, segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS).
 
Estão impossibilitados de se candidatar à doação aqueles que forem portadores de doença crônica, tiverem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação e as mulheres que estiverem gestantes ou amamentando. As doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que fica na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
 
Aqueles que não puderem se dirigir até o prédio central, podem comparecer ao Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, na Avenida Fernandes Lima. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemoar, das 8h às 18h. O órgão está localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.

 

Fonte: Assessoria Sateal com Agência Alagoas