Nota de repúdio contra o Prefeito de Maceió e os Vereadores

Nota de repúdio contra o Prefeito de Maceió e os Vereadores


Publicado em: 10/04/2019 16:02 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Nota de repúdio contra o Prefeito de Maceió e os Vereadores

Servidores fizeram protesto que terminou em confusão na tarde desta terça (09) Foto: Gazeta de Alagoas

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal), em conjunto com os demais sindicatos que representam os profissionais servidores do município de Maceió repudia a postura do Executivo, que enviou a Câmara de Vereadores de Maceió um conjunto de Projetos de Lei que causam diversos prejuízos aos trabalhadores, principalmente os que atuam na área da saúde.  

São medidas que impactam no Plano de Cargos e Carreiras, pagamento de insalubridade ou periculosidade, progressões, férias, o serviço extraordinário e o auxílio funeral. Os profissionais da saúde são os que mais sentirão o impacto, devido à diminuição da base de cálculo para o adicional de periculosidade e insalubridade, direitos garantidos pelos riscos que cada um se expõe.

Os PLs foram elaborados sem a criação de uma comissão de servidores que pudessem analisar os itens dos projetos e apontar os prejuízos, numa clara demonstração de que o principal interesse do Executivo é sim, reduzir direitos, sob a justificativa de cortar custos e usar o dinheiro da Prefeitura para projetos que não envolvem investimentos nos servidores e melhoria nas condições de trabalho e atendimento da cidade. 

Quem sofre é o povo. Em apenas 1 dia de paralisação, as unidades de saúde já estão lotadas, de pais e mães de família em busca de atendimento, lotando postos, numa angustiante espera para ser atendido. Os servidores estão se desdobrando para garantir que essas pessoas não fiquem desassistidas, mas precisam reivindicar que suas condições de trabalho, que já são precárias, não fiquem ainda piores. 

Vamos resistir para que os Projetos não passem pelo Legislativo. Para isso, os Sindicatos pediram apoio ao Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça de Alagoas, além de realizar diversos atos, como o ocorrido nesta terça-feira (09), na Câmara de Maceió. Não queremos violência e nem promover o conflito covarde, mas a abertura do diálogo junto aos vereadores e a prefeitura, a fim de chegarmos ao melhor entendimento. Mas se for preciso continuar indo para as ruas, iremos todos os dias.

Maceió, 10 de abril de 2019

Mário Jorge Filho - Presidente do Sateal