Matéria que tratou dos riscos de acidentes biológicos com aux. e téc. vence prêmio de jornalismo

Matéria que tratou dos riscos de acidentes biológicos com aux. e téc. vence prêmio de jornalismo


Publicado em: 24/04/2017 19:19 | Autor: 337

Whatsapp

 

Mais uma vez as dificuldades enfrentadas pelos auxiliares e técnicos de enfermagem no ambiente de trabalho foi tema de uma reportagem vencedora do Prêmio Braskem de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) em parceria com a Braskem. Com a reportagem “O biológico que pode até matar”, os repórteres Carlos Madeiro e Giuliano Porto, da Radio Difusora, conquistaram o terceiro lugar na categoria radiojornalismo.

A reportagem abordou o crescente número de acidentes biológicos em Alagoas. Segundo a reportagem, somente em Maceió foram registrados 578 casos de acidente com material biológico em 2016. O número é bem maior do que os que foram registrados em anos anteriores. Em 2014 foram 491 casos e em 2013 441.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, destacou na reportagem que o número é preocupante e cresce em decorrência da falta de educação continuada nas unidades de trabalho.

“Apesar de termos a NR-32, ela ainda é pouco difundida entre a categoria. O poder público também não se posiciona nem fiscaliza as unidades de saúde como deveria para que ela seja cumprida”, disse.

O prêmio

Em sua quarta edição, o prêmio SST de jornalismo premia as melhores reportagens que tratam da saúde e da segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Mário Jorge Filho destacou que a premiação é uma ferramenta importante para que a sociedade conheça mais de perto os problemas que várias categorias de trabalhadores sofrem.

O Sateal já foi tema de outras duas reportagens vencedoras em anos anteriores. “É importante ver como a imprensa dá mais atenção a temas importantes como este e o Sateal parabeniza a todos os vencedores de mais esta edição de um importante prêmio”, concluiu.