Abril verde: é hora de cuidar da saúde e segurança do trabalhador

Abril verde: é hora de cuidar da saúde e segurança do trabalhador


Publicado em: 31/03/2017 19:24 | Autor: 337

Whatsapp

 

No próximo dia 28 de abril será comemorado o Dia Mundial de Saúde e Segurança do Trabalho. A data serve como alerta e reforça a necessidade dos trabalhadores estarem sempre munidos de Equipamentos de Proteção Individual no exercício de suas funções.

Os dados sobre acidentes de trabalho no Brasil são preocupantes. O país é o quarto no mundo em número de trabalhadores que sofreram algum tipo de acidente no ambiente de trabalho.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente são registrados em média mais de 700 mil acidentes de trabalho. A situação é complicada também para profissionais da área da enfermagem, que estão no topo do ranking, seguidos por médicos e estudantes.

Os principais acidentes de trabalho em serviços de saúde são aqueles com exposição ao material biológico, particularmente sangue e secreções de pacientes. É fundamental o correto manuseio com agulhas e lâminas, já que há o risco de respingos em mucosas, como os olhos e a boca, ou por meio de soluções de continuidade na pele, como cortes e feridas.

Segurança para profissionais da saúde

Em 2005, o Ministério do Trabalho e Emprego editou a Portaria 485, que instituiu a Norma Regulamentadora 32, com a finalidade de estabelecer as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

A Norma 32 surgiu de reivindicação dos trabalhadores da saúde e a responsabilidade pelo cumprimento é solidária entre contratantes e contratados. Isso significa que empregadores e trabalhadores têm o dever de adequar as mudanças ao dia a dia das relações e condições de trabalho nos estabelecimentos que prestam serviços de saúde. Entre as obrigações do empregador está assegurar capacitação aos trabalhadores, antes do início das atividades e de forma continuada, e adaptada à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e para a utilização segura de produtos químicos.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) ressalta a importância dos estabelecimentos de saúde seguirem os padrões exigidos para não colocar os trabalhadores em risco, além de orientar que auxiliares e técnicos a cuidar de sua saúde.

O Dia Mundial da Segurança no Trabalho

O dia 28 de Abril é conhecido como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas trabalho. A data foi instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2003, em alusão ao ocorrido nesta data, no ano de 1969, onde 78 trabalhadores de uma mina no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão. Muito anos depois, campanhas ao redor do mundo continuam lutando por mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

No Brasil, a Lei n0 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data homenageia mas também volta as atenções e preocupações para o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata.

Ascom Sateal - Com Informações OMS