Auxiliares e Técnicos de Enfermagem suspendem greve no Hospital do Açúcar

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem suspendem greve no Hospital do Açúcar


Publicado em: 29/03/2017 18:00 | Autor: 337

Whatsapp

 

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem decidiram suspender a greve no Hospital do Açúcar. A decisão foi tomada após a direção da unidade iniciar o pagamento dos salários em atraso e estabelecer uma data para quitar o restante dos pagamentos que estão pendentes.

A greve durou uma semana e teve grande adesão da categoria, que cobrava o pagamento dos salários e férias de fevereiro, além de metade do décimo terceiro referente a 2016. O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge Filho, esteve reunido com a direção do hospital, que prometeu pagar férias e décimo terceiro até o dia 03 de abril.

Na data, a categoria irá realizar uma assembleia e caso não haja o pagamento, a greve poderá ser retomada. “Na semana passada o hospital liberou os pagamentos até R$ 2 mil e durante reunião ficou acordado que o restante dos débitos em atraso seriam pagos no início de abril. Aguardamos que desta vez se cumpra a promessa, pois os trabalhadores precisam receber esses benefícios para suprir as necessidades pessoais”, disse Mário Jorge Filho.

A greve

Inconformados com os atrasos e a falta de comunicação entre diretoria e trabalhadores, os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam no Hospital do Açúcar deflagraram greve no dia 21 de março. Durante todos os dias de paralisação os profissionais realizaram atividades na frente da unidade para cobrar o pagamento doe débitos e mostrar a sociedade alagoana a situação enfrentada pelos profissionais da categoria.

A direção do Hospital do Açúcar alegava que estava atrasando os pagamentos em virtude do atraso no repasse de verba dos serviços prestados pelas unidades de saúde ao Estado. O Executivo Estadual modificou a forma de pagamento dos valores, que antes eram depositados todo dia 15 de cada mês subseqüente ao serviço prestado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem, desde então, argumentando que não tem condições de modificar as datas e desde que a situação vem sendo acompanhada pela Procuradoria Regional do Trabalho e Ministério Público Estadual a pasta fica de apresentar uma alternativa.

A situação vem sendo acompanhada pela Procuradoria Regional do Trabalho, que deu até o dia 04 de maio para que o Estado apresente uma normalização acerca da contratualização dos serviços prestados pelas unidades de saúde.

Ascom Sateal